Para mim, a fluência no inglês pode ser alcançada da mesma forma que se alcança o corpo dos sonhos ou uma medalha olímpica e essa história que você irá ler resume muito bem isso.
Uma vez um viajante, percorrendo uma estrada, escutou alguns barulhos de marteladas, andando um pouco mais deparou-se com uma obra em início de construção.
Três pedreiros, com suas ferramentas, trabalhavam na fundação do que parecia ser um grande projeto. O viajante, aproximou-se curioso e perguntou ao primeiro deles o que estava fazendo.
– “Eu tô quebrando as pedras, não tá vendo?” Respondeu o 1° pedreiro.
Dava para ver um misto de dor e sofrimento no rosto desse pedreiro, o suor escorrendo no rosto e um semblante de quem não queria estar ali.
– “Eu tô morrendo de trabalhar, as minhas costas tão doendo, e as minhas mãos estão todas esfoladas, eu não suporto mais esse trabalho” Concluiu o 1° pedreiro
Mal satisfeito, o viajante dirigiu-se ao segundo pedreiro e repetiu a mesma pergunta.
– “Tô ganhando a vida, sabe? Não posso reclamar, foi o emprego que eu consegui. Com isso eu consigo comprar o pão de cada dia pra minha família.”
O viajante ainda queria saber o que seria aquela construção. Vendo o terceiro pedreiro mais a frente, cantarolando e trabalhando, perguntou para ele: – “O que está você fazendo?”
E o 3° pedreiro, com um sorriso no rosto respondeu:
– “Estou construindo uma Catedral!”
Não se constrói uma catedral da noite pro dia, nem o corpo dos sonhos e nem a fluência no inglês. Essas coisas são construídas com planos, direções e consistência.
É necessário pensar no objetivo final, estipular metas e direções e depois colocar um tijolo após o outro, dia após dia para alcançar essas coisas.
Cada esforço diário para aprender um pouquinho mais, toda palavra, ideia e expressão é um tijolo a mais para construir a sua catedral da fluência no inglês
Um outro ponto importante é que a maioria age como os dois primeiros pedreiros, que encaravam a tarefa como algo cansativo e obrigatório, mas o terceiro tinha um foco:
Ele participava de algo grandioso, era parte de uma realidade maior, considerava o trabalho algo importante não apenas para si mesmo. O esforço que ele fazia diariamente possuía um propósito e ele tinha isso em mente.
Reflita agora… O que você está fazendo? Quebrando pedras, ganhando a vida ou construindo uma catedral?
A mentalidade da fluência é o aperfeiçoamento contínuo. É melhorar um pouquinho a cada dia, de forma consistente e significativa ao longo do tempo. Aprender uma coisa nova a cada dia e nunca parar.
A aprendizagem de uma língua em um nível proficiente é o trabalho de uma vida, não subestime o tempo e lembre-se que:
– “O faixa preta é o faixa branca que nunca desistiu”